ENSINAR EXIGE A CORPOREIFICAÇÃO DA PALAVRA PELO EXEMPLO: É preciso ter uma prática testemunhal que confirme aquele ensinamento. De quase nada valem palavras sem o exemplo, é oculto, mas é apreendido pelo sujeito.
ENSINAR EXIGE REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A PRÁTICA: Há como melhorar o ontem ou o hoje, Se a prática está parecendo não dar certo, há tempo de pensar o que deve mudar.
Educador, se você pretende ensinar valores como respeito, igualdade (...) aos seus alunos e utilizam da autoridade, sem respeito e igualdade, você está fazendo isso errado. Seria o mesmo que pedir para falarem mais baixo, falando alto com os alunos; algo está errado nesse pensamento, é contraditório. Entretanto ainda há tempo de mudar, e essa mudança, educador, está em suas mãos.
REFLITAM... É importante perceber o que está havendo de errado, é o primeiro passo para a mudança e crítica auto construtiva.
É isso que queremos para o futuro de nossos alunos?
"Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros - é a única." Albert Shcweitzer
Referências:
FREIRE, PAULO. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Então currículo oculto são lições que ensinamos aos alunos através do nosso exemplo e da nossa conduta, é quando respeitamos o discente e o educamos através do amor e são momentos que acontecem no dia a dia onde os alunos aprendem algo para a vida sem que percebam o que está acontecendo.
ResponderExcluirExcelente resumo =) E esse currículo nos é muito importante... não é verdade? Faz diferença!!!
ExcluirObrigada pelo comentário, volte e deixe sugestões! Um beijo, Natália.
Vocês fizeram uma síntese bem legal do assunto. Ficou muito mais simples e fácil de compreender.
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