- Saiba mais um pouco sobre alguns tipos de currículos:
CURRÍCULO FORMAL, OFICIAL, PRESCRITO, EXPLÍCITO: É aquele que é imposto pelo sistema de ensino: LDB, PCN e Propostas curriculares. São documentos oficiais decididos e formados por normas estabelecidas dentro dos gabinetes das Secretarias (federais, estaduais e municipais) de Educação. Como as indivíduos não são iguais, esse currículo distancia-se do real e não consegue funcionar de maneira eficiente, acabando por ter a função de selecionar as significações consideradas importantes em uma cultura para serem reproduzidos no ambiente escolar.
Para ter acesso aos documentos oficiais, clique aqui.
CURRÍCULO APRESENTADO AOS PROFESSORES: São os documentos elaborados para traduzir e auxiliar na aplicação das prescrições (LDB, PCN e Propostas Curriculares). Um exemplo para nós seria o livro didático e apostilas produzidas com as normas e conhecimentos específicos que "deverão ser ensinados".
CURRÍCULO MOLDADO PELOS PROFESSORES: São os planos de ação que os professores fazem em cima dos currículo acima apresentados. Abrange os projetos político-pedagógicos, os projetos educativos e os planejamentos coletivos e/ou individuais.
CURRÍCULO REAL, EM AÇÃO: São as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores que serão realizadas em sala, ou seja, é o planejamento de aula que o professor faz e vai praticar em sala de aula. Podem ocorrer modificações durante a ação do planejamento. É experimentado, é a reação dos alunos ao que está sendo aprendido, compreendido e retido.
CURRÍCULO OCULTO, NULO: São todas as manifestações em ambiente escolar. São as simbologias que formam o ambiente escolar, que não estão expressos em palavras ou não estão formalmente no papel. São atitudes, comportamentos, valores e orientações. O currículo oculto nas escolas serve para reforçar as regras que cercam a natureza e o uso dos conflitos, sejam essas positivas ou negativas. E é por isso que se deve ter muito cuidado com ele em sala de aula. Pode-se acabar passando maus comportamentos. O currículo oculto normalmente vem por determinar regras sobre a conduta dos estudantes. Esse processo é uma maneira bastante tímida de trabalhar conceitos transversais, Nesse currículo, um tema importante ou um assunto de interesse fica sujeito a um acontecimento para vir à tona.
CURRÍCULO AVALIADO: evidencia as relações entre currículo e a avaliação, pois trata do currículo formulado para atender as expectativas das avaliações (externas e dos próprios pais). Seria o que era esperado de se aprender e o que foi alcançado dessa lista do que foi ensinado. Pode também conter informações mais precisas sobre como e quando vai fazê-lo e também sobre os processos de avaliação das aprendizagens.
Referências:
BENITÉZ, IARA. Currículo Escolar. Disponível em: <http://www.coladaweb.com/pedagogia/curriculo-escolar> Acesso em novembro de 2013.
RODRIGUES, CAROLINA. Currículo prescrito, real e oculto. Disponível em: <http://aeducacaoescola.blogspot.com.br/2012/09/o-curriculo-prescrito-real-e-oculto.html> Acesso em novembro de 2013.
Adorei seu blog,tem informacões importantes e esclarecedoras sobre currículo. Parabéns!!! Cleisi
ResponderExcluirObrigada pelo seu comentário! Volte e deixe sugestões!! =) Bjs Natalia.
ExcluirParabéns!!!! Seu blog está muito interessante, bem organizado e informativo.
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